Grupo de pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura - IESC

Este grupo de pesquisa tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas tendo como eixo central de análise a infância, as culturas infantis, a cidade e as políticas públicas em suas múltiplas manifestações no contexto escolar e não-escolar.

 

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO:

2018 – Atual Educação Infantil, Infâncias e Cidade: um diálogo possível?

Descrição: Esta pesquisa propõe problematizar a educação infantil a partir de certas linhas pouco visíveis na dinâmica social da escola e fora dela que podem influenciar tanto nas relações estabelecidas com a cidade quanto na formação das crianças. Tem por objetivo investigar as possibilidades de interação entre as instituições de educação infantil, suas infâncias a partir de uma descrição sobre as práticas sociais das crianças na cidade, seus vínculos com a educação infantil e as formas de interação estabelecidas entre as instituições de educação infantil e outros espaços da cidade na perspectiva de suas práticas educativas. A opção metodológica é um estudo exploratório qualitativo. Como campo de pesquisa serão privilegiadas três instituições públicas de educação infantil, sendo duas localizadas nos municípios de Vitória e uma em Guarapari. Como sujeitos da pesquisa participarão cinco crianças com idade de cinco anos de cada escola envolvida, pertencente à mesma turma, moradoras do bairro onde estudam e suas respectivas professoras. Para a interpretação e a descrição dos fenômenos a serem pesquisados serão utilizadas a observação participante das práticas cotidianas vividas pelas crianças ? escola e comunidade ? com registros em diário de campo; rodas de conversa com as crianças; conversas informais e entrevistas às professoras participantes, incluindo-se a análise de conteúdo dos projetos políticos pedagógicos produzidos pelas instituições investigadas. Fotografias, desenhos e alguns recursos geotecnológicos (GPS, mapas digitais, mapas afetivos e etc.) também serão utilizados para uma melhor compreensão dos percursos feitos diariamente pelas crianças e para caracterização dos seus contextos de ação. Se as instituições educativas têm sido interpeladas, na contemporaneidade, pelos diferentes acontecimentos da cidade, é porque cidade e escola precisam estabelecer uma relação dialógica mais efetiva e contínua, tendo como perspectiva as crianças e suas infâncias que se fazem presentes nas suas diferentes tramas sociais. Palavras-chave: Educação infantil e cidade. Cidade e infância. Escola e cidade.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . 
Integrantes: Vania Carvalho de Araújo - Coordenador / Lígia Maria Motta L. L. de Aquino - Integrante / Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares - Integrante / Manuel Jacinto Sarmento - Integrante / Cristiano Meiga Belem - Integrante.
Número de orientações: 3

 

2018 - Atual MATRÍCULAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPO INTEGRAL: uma análise descritiva de âmbito nacional (2007 a 2017)

Descrição: Esta pesquisa propõe-se a realizar um estudo sobre o percentual de matrículas de tempo integral na educação infantil, em âmbito nacional, correspondente ao período de 2007 a 2017. Tendo por base uma análise descritiva e explicativa do dados, espera-se traçar um perfil da série histórica a partir do cruzamento de dados do Inep (Censo Escolar), IBGE e Ministério da Saúde (Datasus). Considerando a necessidade de uma investigação mais ampla sobre a oferta da educação infantil em tempo integral nos municípios brasileiros, propomos uma pesquisa de natureza descritiva e explicativa, cujo objetivo geral é traçar um perfil das matrículas segundo o tipo de atendimento (parcial e integral); tipo de estabelecimento (creches e pré-escolas); tipo de localização (rural e urbano); tipo de dependência administrativa (federal, municipal e estadual); tipo de sistema de ensino (pública, privada e conveniada). Para o levantamento e análise dos dados, serão privilegiadas as bases de dados do INEP (Censo Escolar de 2007 a 2017), IBGE (Censo Demográfico de 2010) e dados do MDS. Como objetivos específicos propõe-se: Identificar o percentual de matrículas em tempo parcial e integral na educação infantil, contexto rural e urbano, esfera pública e privada, tendo como fonte de análise dados do INEP consolidados no período compreendido de 2007 a 2017; Identificar a taxa de atendimento em creche e pré-escola em tempo parcial e integral na educação infantil no período de 2007 a 2017; Identificar o percentual de matrículas em tempo integral na educação infantil em relação aos demais níveis de ensino. Realizar uma análise descritiva das séries históricas referentes aos indicadores educacionais de matrículas na educação infantil em tempo integral. Ainda é escassa a produção acadêmica sobre a educação infantil em tempo integral. A realização de uma pesquisa de natureza descritiva e explicativa acerca de alguns fenômenos que atravessam as motivações e efetivação das matriculas constitui um desafio peculiar, principalmente se considerarmos a complexidade de um tema pouco investigado. Espera-se que os resultados da pesquisa proposta contribuam para o aprofundamento de debates e estudos sobre o tempo integral na educação infantil e na sistematização da série histórica das matrículas correspondentes ao período de 2007 a 2017.. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . 
Integrantes: Vania Carvalho de Araújo - Coordenador / caroline falco fernandes vasconcelos - Integrante.

 

 

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