Grupo de Pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura - IESC

Este grupo de pesquisa tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas tendo como eixo central de análise a infância, as culturas infantis e a cidade e as políticas públicas em suas múltiplas manifestações no contexto escolar e não-escolar, considerando três grandes questões:

1) Os pressupostos da democracia, dos direitos e da cidadania na formulação de políticas endereçadas às crianças e à infância;

2) O acesso e permanência das crianças na educação infantil em tempo integral;

3) A ação das políticas educacionais e sua articulação com as culturas infantis e com a dinâmica da cidade.

Para tanto, serão contemplados os seguintes eixos de pesquisa: Culturas infantis e cidade; Educação Infantil em Tempo Integral.

Coordenadora: Profª Drª Vania Carvalho de Araújo

 

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO:

•  2015 - Atual - Os sentidos atribuídos pelas crianças à cidade

Descrição:

Está contemplada nas Diretrizes Gerais de Lei nº 10.257 de 2001 (Estatuto das Cidades), dentre outras, a garantia do direito a cidades sustentáveis e a gestão democrática por meio da participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da comunidade na formulação, execução e acompanhamento de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano; e como um dos instrumentos da política urbana, a gestão orçamentária participativa. Ainda que tais prerrogativas significaram uma avanço importante na consolidação de políticas de planejamento das cidades, as crianças continuam sendo invisibilizadas como atores sociais com competências políticas (SARMENTO, 2007). A extensão desse fato tem ocasionado uma invisibilidade cívica das crianças em decisões que também dizem respeito às suas vidas. Resulta-se daí, um confinamento da infância a um espaço social condicionado e controlado pelos adultos. Se a participação política não se restringe ao poder do voto e nem se constitui como um dado etário, a cidadania política das crianças deveria constituir-se em um pressuposto importante na formulação das políticas públicas e das experiências entre as culturas infantis e as diferentes categorias geracionais. É com a compreensão das crianças como atores sociais com competências políticas de expressar suas opiniões e razões acerca da cidade que os objetivos ora enunciados se fundamentam.

Integrantes: Vania Carvalho de Araújo - Coordenador / Lígia Maria Motta L. L. de Aquino - Integrante / Ana Maria Moscon - Integrante / Edson Maciel Peixoto - Integrante / Alexandro Braga - Integrante / Rosali Rauta Siller - Integrante / Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares - Integrante / INES DE OLIVEIRA RAMOS-Integrante.

Financiador(es): Universidade Federal do Espírito Santo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

 

• 2014 - Atual - As práticas e representações das crianças sobre a cidade 

Descrição:

A cidade parece configurar-se numa lógica estrutural e arquitetônica, impondo muitas vezes, uma materialidade espacial e temporal que ora aproxima sujeitos, ora os distanciam em suas experiências. Na perspectiva de identificar os sentidos atribuídos à cidade pelas crianças, propomos investigar como a cidade constrói sociabilidades que levem em conta o reconhecimento da criança como sujeito de direitos na organização da polis, e como as culturas infantis são (des)reconhecidas nos diferentes espaços-tempo da urbanidade contemporânea.

Integrantes: Vania Carvalho de Araújo - Coordenador / Érika Milena de Souza - Integrante / Ana Maria Moscon - Integrante / Marcelo Serute - Integrante / Alexandro Braga - Integrante / Arnaldo Pereira Junior - Integrante / Rosali Rauta Siller - Integrante / Luciana Pimentel Rhodes Gonçalves Soares - Integrante / INES DE OLIVEIRA RAMOS - Integrante / POLLYANA GUSMÂO PEREIRA ALVES - Integrante / Manuel José Jacinto Sarmento - Integrante / Jordano Francesco Gagno de Brito - Integrante / Malena Ramos Silva – Integrante.

Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

2013 - 2015 - Arquitetura escolar: onde estão as crianças?
Descrição: Embora a arquitetura escolar tenha assumido uma importância estratégica na criação e no redimensionamento dos espaços escolares, a ausência de interlocução com os diferentes sujeitos da escola tem muitas vezes conferido ao espaço escolar uma dimensão formalizada e funcional. Se a participação dos adultos no processo de escolha e acompanhamento dos projetos arquitetônicos ainda se revela de maneira tímida, pensada sob o ponto de vista das crianças pequenas, esta participação é praticamente nula, o que nos leva a questionar quais os elementos utilizados na elaboração de um projeto arquitetônico, já que historicamente a criança não tem sido ouvida neste processo. A partir de um estudo exploratório, temos como foco de análise unidades de educação infantil de três municípios da Grande Vitória: Serra, Vila Velha e Vitória. Esperamos que este prjeto de pesquisa possibilite ampliar as representações sobre as crianças, estabelecendo outras bases teórico-metodológicas para a consolidação de projetos arquitetônicos que leve em conta a criança como sujeito de direitos, capaz de questionar, propor, expressar opiniões e desejos de forma diferenciada do adulto.. 
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. 
Integrantes: Vania Carvalho de Araújo - Coordenador / Marcela Gama da Silva - Integrante / Rogério Drago - Integrante.
 
2013 - 2014 - Educação em Tempo Integral na Educação Infantil: um estudo das concepções e práticas no Estado do Espírito Santo
 
Descrição: A hipótese de que a experiência da educação integral na educação infantil se mantém principalmente sob a égide da ampliação do tempo de permanência da criança na instituição é um anúncio do quão se fazem necessários estudos e pesquisas que nos permitam compreender os diferentes desafios e motivações que têm se constituído em torno da demanda de ampliação do tempo integral ou da educação em tempo integral na educação infantil. Portanto, uma análise mais apurada dos diferentes processos que vem ocorrendo em torno da organização e implementação dessas propostas no ES é um caminho importante para subsidiar as políticas de educação infantil. Com o intuito de compreender as concepções, motivações e estratégias que se configuram em torno do atendimento da educação infantil em tempo integral, propomos um estudo exploratório com o objetivo de mapear, bem como, analisar as experiências existentes em diferentes cidades do Estado do Espírito Santo, cujos contextos diversos (creche e pré-escola, campo e cidade, esfera pública e privada com ou sem fins lucrativos), tem feito emergir formas institucionalizadas e justificações múltiplas de ampliação do tempo de permanência das crianças em creches e/ou pré-escolas. Analisar as concepções, motivações e estratégias que se configuram em torno dos processos de organização e implementação do atendimento do tempo integral nas creches e nas pré-escolas como subsídios às políticas de educação infantil. Para atender as perspectivas apresentadas no objetivo geral, foram considerados os seguintes objetivos específicos: - Identificar os fatores de natureza econômica, administrativa, educacional, social e política que motivam a organização e implementação da educação infantil em tempo integral nas creches e pré-escolas; - Investigar os efeitos/consequências da educação infantil em tempo integral na vida das crianças e de suas famílias; na organização e administração escolar e nas práticas pedagógicas; - Compreender os significados at. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . 
 
Integrantes: Vania Carvalho de Araújo - Coordenador / Marluce Leila Simões Lopes - Integrante / Edson Maciel Peixoto - Integrante / Luziane de Assis Ruela Siqueira - Integrante / Geide Rosa Coelho - Integrante / Terezinha Maria Schuchter - Integrante / Fernanda Rodrigues Braga Lube - Integrante / Telmy Lopes de Oliveira - Integrante / Gessé Furtado de Souza Júnior - Integrante / Adriana Gomes Silveira - Integrante / Margaret Jann - Integrante / Kelly Lucas Silva - Integrante.
Financiador(es): MINISTERIO DA EDUICAÇÂO - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 17 / Número de orientações: 5
 
2005 - 2007 - A rua da escola, a escola da rua
 
Descrição: Tem por objetivo apreender os múltiplos sentidos da rua, esta pesquisa tem por objetivo analisar as diferentes representações da rua vista na perspectiva da escola e dos próprios sujeitos que compõem a rua.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) . 
Integrantes: Vania Carvalho de Araújo - Coordenador.
Financiador(es): Núcleo de Educação Infantil - Cooperação / Fundação Ceciliano Abel de Almeida - Cooperação.
Número de produções C, T & A: 12
2003 - 2004 - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no ES: limites e desafios
Descrição: A persistência do trabalho infantil na sociedade brasileira levou o governo federal a implantar, em 1996, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil ? PETI, cujo objetivo principal é eliminar, em parceria com os diversos setores dos governos estaduais e municipais e da sociedade civil, o trabalho de crianças e adolescentes considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante. Esta pesquisa tem, portanto, o objetivo de identificar os fatores intervenientes que têm dificultado e/ou contribuído com a implantação e implementação do PETI nos diversos municípios do Estado do Espírito Santo, sobretudo no que diz respeito aos impactos das ações formalizadas com a Jornada Ampliada.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . 
Integrantes: Vania Carvalho de Araújo - Coordenador / Izaionara P. Jadjeski Cosmea - Integrante / Moyara Rosa Machado - Integrante / Eliedna Cesconeto - Integrante.
Financiador(es): Fundação Ceciliano Abel de Almeida - Cooperação.

 

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