Artigos em periódicos

Grupo de Pesquisa “Pedagogia histórico-crítica e educação escolar”

Disponibilizamos aqui publicações em anais de eventos e periódicos  com a participação de membros do grupo de pesquisa.

Artigos em periódicos:

Dermeval Saviani: uma trajetória cinquentenária. INTERFACE (BOTUCATU. IMPRESSO), v. 21, p. 497-507, 2017.: http://scielo.br/pdf/icse/v21n62/1807-5762-icse-1807-576220160947.pdf

Prática pedagógica alfabetizadora à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. PSICOLOGIA EM ESTUDO (ONLINE), v. 22, p. 3-13, 2017.: http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/31815/pdf

A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM NOVO EPISÓDIO DE ESVAZIAMENTO DA ESCOLA NO BRASIL. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, v. 9, p. 107-121, 2017.: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/21835/14343

SIMBOLISMO: AQUISIÇÃO CULTURAL BASILAR À APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 1, p. 49-68, 2017.: http://file:///C:/Users/UFES%20NEDI/Downloads/216-404-1-SM.pdf

-  O USO DOS BLOCOS LÓGICOS EM ATIVIDADES PRÉ-ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. REV. TRIANGULO, v. 10, p. 105-121, 2017.: http://file:///C:/Users/UFES%20NEDI/Downloads/2591-13369-2-PB.pdf

- A EDUCAÇÃO ESCOLAR E OS CLÁSSICOS LITERÁRIOS: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. REVISTA BRASILEIRA DE ALFABETIZAÇÃO, v. 1, p. 19-34, 2016.: http://file:///C:/Users/UFES%20NEDI/Downloads/142-260-1-SM.pdf

O POPULAR E O ERUDITO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, V. 7, P. 68-77, 2015.:http://http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12399/9504

CONTRIBUIÇÕES PARA A SISTEMATIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. CADERNOS DE FORMAÇÃO RBCE, V. 6, P. 15-26, 2015.: http://www.periodicosfaced.ufc.br/index.php/educacaoemdebate/article/view/305/190

- A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A DEFESA DA TRANSMISSÃO DO SABER ELABORADO: APONTAMENTOS ACERCA DO MÉTODO PEDAGÓGICO. Perspectiva (UFSC), v. 33, p. 345-376, 2015.: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p345/31223

DOSSIÊ PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A DEFESA DO ENSINO E DIRECIONAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 7, p. 1-7, 2015.: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13573/9498

EDUCAÇÃO PROIBIDA: REFLEXÕES SOBRE OS IDEÁRIOS PEDAGÓGICOS CONTEMPORÂNEOS À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências, v. 4, p. 231-249, 2015.: http://periodicos.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4874/4656

CONTRIBUIÇÕES GERAIS PARA O TRABALHO PEDAGÓGICO EM SALAS MULTISSERIADAS. Nuances, v. 25, p. 176-192, 2014.: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2725/2526

CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 5, p. 89-96, 2013.: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9702/7090

O CONSTRUTIVISMO COMO DISCURSO PEDAGÓGICO OFICIAL NA REDE DE ENSINO PAULISTA A PARTIR DA DÉCADA DE 1980. Revista HISTEDBR On-line, v. 45, p. 241-262, 2012.:http://ojs.fe.unicamp.br/ged/histedbr/article/view/3084

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA OFICIAL CONSTRUTIVISTA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO PAULISTA. GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE, V. 2, P. 148-162, 2010.: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9590/7014

O ANO DE 1983 NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SÃO PAULO: PREPARATIVOS PARA IMPLANTAÇÃO DO CICLO BÁSICO E SUAS IMPLICAÇÕES.. INTERMEIO (UFMS), V. 15, P. 89-105, 2009.: http://www.intermeio.ufms.br/ojs/index.php/intermeio/article/view/75/70

A HEGEMONIA DO LEMA APRENDER A APRENDER NA ALFABETIZACAO CONTEMPORANEA. Publicatio UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Lingüística, Letras e Artes (Impresso), v. 17, p. 189-198, 2009.: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/humanas/article/viewFile/1772/1317

RESPEITAR AS DIFERENÇAS OU PERPETUAR AS DESIGUALDADES: O QUE ESTAMOS FAZENDO NA ESCOLA? UMA EXPERIÊNCIA HISTÓRICO-CRÍTICA. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS, V. 23, P. 55-68, 2007.http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/viewFile/169/152

 

 

 

 

 

 

 

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910